CIDADANIA ITALIANA

Um direito de todos os descendentes de Italianos que é passado de geração para geração sem limites, porém cada caso precisa ser analisado afim de saber se a linha de transmissão foi interrompida ou não por algum fato que impossibilite na obtenção da Cidadania como citamos abaixo alguns fatores que podem impedir a transmissão da Cidadania :

1-  Se seu antepassado nasceu na região de Trento e saiu da Itália antes de 1920 você NÃO tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana. Por que isso acontece ? A região de Trento, assim como algumas outras, não fazia parte da Itália quando ela se unificou. Ela pertencia ao império Austro-Húngaro e só foi anexada à Itália em 1920.

2-  Se o seu antepassado morreu antes de 1861 você NÃO tem direito à cidadania italiana. Mas por que isso acontece ? Porque a Itália só foi unificada em 1861, ou seja, antes disso ela não era reconhecida como um país. Logo, se o seu antepassado morreu antes de a Itália ser um país, é impossível que ele seja um italiano e, portanto, você também não tem descendência italiana.

3- Se o seu antepassado se naturalizou brasileiro antes de ter filhos . Muitos italianos que vieram ao Brasil se naturalizaram como brasileiros, isto é, deixaram de ser cidadãos italianos por optarem ter a naturalidade brasileira. É possível que o seu dante causa não tenha se naturalizado como brasileiro, entretanto, se ele tiver optado por isso, é necessário verificar se ele o fez antes de ter filhos. Se o seu antepassado italiano se naturalizou brasileiro antes de ter filhos, então você NÃO tem direito a reconhecer a cidadania. Isso se dá porque, ao se naturalizar brasileiro, ele deixou de ter todos os direitos e deveres de italiano.

4-  Se, na linhagem, alguém tenha tido filhos sem se casar . Caso o genitor não seja casado e nem seja o declarante na certidão de nascimento do seu descendente, ainda é, SIM, possível ter o direito à cidadania. O genitor precisa deixar uma escritura pública a fim de declarar que aquele indivíduo é seu descendente e, portanto, ele tem a concessão de ser um cidadão italiano. Entretanto, se esse genitor morrer antes de deixar a escritura necessária para transmitir os direitos italianos, então essa transmissão será interrompida e os próximos descendentes NÃO terão direito a reconhecer a cidadania italiana.

Seu caso não se encaixa em nenhum desses 5 fatos ? Que bom! Para começar faça sua árvore genealógica ou escreva sua linha de transmissão colocando o ano de nascimento de cada um, junte as certidões de nascimento e casamento de todos e óbito caso necessário, busque informações no meio da parentela afim de descobrir onde nasceu o italiano caso você não saiba e o proximo passo será a analise de toda a documentação para saber se a Cidadania será administrativa ou Judicial. 

    UM DOS PASSAPORTES MAIS PODEROSOS DO MUNDO!

O reconhecimento da cidadania italiana traz muitos benefícios e facilidades, porque o indivíduo terá todos os direitos de um cidadão italiano. Além de poder residir na Europa pelo tempo que quiser, não vai precisar de visto de entrada e saída dos países da Comunidade Europeia.

O indivíduo poderá, também, desfrutar de todos os direitos de um italiano no que se refere à moradia, trabalho, estudo, política, lazer, assistência médica. Além disso, poderá votar, comprar casa, ter conta bancária, abrir empresa e até mesmo, se aposentar na Itália.

Se você é descendente de italianos não perca a oportunidade de adquirir a Cidadania Italiana e passar também para seus filhos pois não existe limite de geração, se este é o teu sonho não desista, o passaporte da Itália é um dos mais poderosos do mundo, mas se você não sabe por onde começar, seja bem vindo á CERTIPISA, navegue pelo site e sinta-se a vontade para tirar dúvidas através do nosso formulário de contato ou através do nosso email localizado na página de contato.